Projeto S.O.S fraudas geriátricas/itens de higiene
Projeto desenvolvido pela escoteira Isabela Rhyanna Olivo Sendeski, do Grupo Escoteiro Pé Vermelho-01 PR, onde teve início em 10/05/2023, finalizado em 21/09/2023, com o objetivo de conquistar a insígnia de Ação Comunitária e Mensageiros da Paz.
A campanha foi desenvolvida para ajudar o Lar dos Velhinhos Nossa Senhora das Graças, arrecadando fraudas geriátricas e itens de higiene para os mesmos.
O que mais me chamou a atenção para iniciar este projeto, foi o alto índice de probreza extrema que tem em minha cidade e que por conta disso, muitas famílias acabam deixando de lado as pessoas mais idosas para lutarem pela sobrevivência dos mais jovens. Sendo assim muitos idosos são abandonados pelas famílias já com problemas de saúde avançados, os quais passam por dificuldades não tendo muitas vezes o básico para sua higiene pessoal. O lar dos velhinhos acolhe uma parte destes idosos, então resolvi fazer minha parte e ajudar a manter a casa com as portas abertas, pois com a doação da população o lar tende a continuar acolhendo e cuidando destas pessoas que tanto já fizeram pela nossa sociedade e merecem nosso respeito, carinho e acima de tudo qualidade de vida.
Desenvolvi um cartaz/folder para começar os pedidos de arrecadação, então coloquei algumas caixas de pontos de coleta e comecei a divulgar no Instagram e também nos meus grupos de WhatsApp todas as semanas, durante 12 semanas, fiz uma meta semanal para atingir o meu propósito que inicialmente era arrecadar 200 itens de higiene e 200 unidades de fraudas geriátricas, na última semana antes de fechar o projeto intensifiquei os pedidos, mandando para as pessoas que eu conheço individualmente, oque me surpreendeu e fez com que além de atingir minha meta consegui ainda mais, no total 501 unidades de fraudas e 210 itens de higiene.
Além de ajudar o lar dos velhinhos, consegui doar uma parte também a um homem acamado.
Foi simplesmente maravilhoso poder contribuir e ver a alegria nos olhos das pessoas que receberam as doações e isso fez valer a frase de B.P.
“Ajudar ao próximo em toda e qualquer ocasião”