Tampinhas que abraçam
Em 2023, visitei um lugar onde muitas crianças não tinham brinquedos. Uma moça, parceira da Solurb (empresa de coleta de lixo da cidade), que havia arrecadado muitas tampinhas plásticas. Juntando essas duas realidades, nasceu a ideia de transformar tampinhas descartadas, miçangas de colares antigos e bolinhas de piscina em bonecos recicláveis, levando alegria para quem mais precisa.
Com a ajuda da minha mãe e da minha tia, separamos as tampinhas por cores e tamanhos. Higienizamos todas, pois muitas vinham sujas do meio ambiente. Furamos uma a uma e, com arame, montamos a estrutura dos bonecos: tampinhas pequenas formavam braços e pernas, maiores viravam pés, bolinhas recicladas eram as cabeças e tampas de amaciante serviam de corpo. Tampinhas diferentes se tornavam chapéus ou cabelos. Finalizamos desenhando rostinhos, dando vida e alegria a cada boneco.
“Este projeto mostra que é possível dar um novo significado a materiais que seriam descartados muitas vezes no meio ambiente, transformando-os em brinquedos que levam alegria e esperança a crianças que mais precisam.