Simulação da ONU
O projeto de simulações da ONU voltada apenas para alunos de escolas públicas tem como objetivos Promoção de uma cultura de paz; Promoção do diálogo intergeracional, intercultural e inter-religioso; Promoção e apoio de projetos específicos de paz; Desenvolvimento de competências no âmbito da promoção da paz e do diálogo, e iniciou após a minha percepção de que em simulações atuais (POLIONU, SIAN, ANMUN, SINAV, RIOMUN, dentre outras), os participantes são alunos da própria instituição ou de instituições privadas. Isso ocorre pelo fato de que as inscrições para esses eventos são caras (podendo ser de 100 a mais de 1000 reais).
Decorrente disso, muitos alunos com baixa aquisição financeira não têm condições para participar e muitas vezes nem sabem que essas simulações existem por serem muito elitizadas.
As simulações da ONU, são simulações dos organismos multilaterais integrantes do sistema ONU e também de outras organizações internacionais. No evento, ocorrem debates, onde os participantes assumem papel de diplomatas, juízes, personagens, jornalistas, etc. na discussão de determinado tema e comitê. Ao final da discussão, os participantes do comitê deverão criar uma proposta de resolução para o problema proposto.
Tais simulações são de extrema importância pois incentiva o aluno a estudar sobre o tema que será debatido (geralmente temas atuais de nível global), o ajuda a entender acontecimentos históricos, faz com que o mesmo desenvolva uma melhor oratória, criatividade, criticidade e tolerância a opiniões diversas.
Decorrente de tudo isso, nós, Letícia Cristina (Sênior, aluna idealizadora do projeto e secretaria-geral do mesmo), Bruno Wallace (Sênior e secretário-administrativo) e Pedro Diniz (secretário-acadêmico), junto com a Paula Scarpeto (professora orientadora), desenvolvemos a MundIAL.
A MundIAL (Model United Nations Instituto Alpha Lumen) é uma simulação da ONU (reconhecida pela ONU e chancelada pelo ACNUR) que foi criada com o intuito de levar o projeto de simulações da ONU para as escolas públicas. Como tais eventos são de caráter mais elitizado, acaba tornando bastante restrito, com isso, o Instituto junto a seus alunos decidiram “quebrar essa barreira”, criando uma simulação totalmente gratuita para os alunos de escolas públicas. Para isso, nós organizadores corremos atrás de patrocinios de gráficas, padarias, empresas e vaquinhas internas para poder organizar o evento sem nenhum custo aos participantes.
Isto para a organização do evento foi de extrema importância, pois conseguimos criar mais oportunidades dando maior acessibilidade para esses alunos. Tal simulação é um projeto que foi extremamente pensado e planejado para o divertimento e aprendizado de todos os participantes. Os comitês (Tráfico de pessoas, Depressão e Guerra Econômica - China vs EUA) foram muito bem escolhidos para que fossem as melhores opções aos participantes, pois também tratam de temas atuais e bem recorrentes.
Iniciamos em agosto de 2018 a preparação de todo projeto, realizamos aulas semanais de debates com os alunos da Instituição, em setembro decidimos os temas, os diretores, realizamos toda a arte gráfica e criamos o site. Em outubro iniciamos a divulgação através do instagram do evento @mundialpha e indo em duas instituições para realizar debates, a escola Ubirajara e a Instituição de reforço escolar Casdinho. Em novembro realizamos nossa primeira edição nos dias 9 e 10 no CEFE (Centro de Formação do Educador) e contamos com mais de 80 alunos como delegados, foram dois dias intensos de debates e com ótimos resultados.
No ano de 2019 tivemos nossa segunda edição nos dias 11 e 12 de Outubro e contamos com a presença de 150 alunos de escolas públicas, mais 100 alunos do Instituto Alpha Lumen. Os temas foram: Invasão dos EUA no Iraque 2003; Legalização do porte de armas no Brasil; População carcerária do mundo e sua reinserção na sociedade; Desmatamento da Amazônia; Indústria 4.0; Tribunal Penal e Imprensa.
Ano passado (2020) por conta da pandemia nós organizamos o evento para ocorrer totalmente de forma online. Contamos com o tema de A Democratização do Acesso à Educação; Pantanal em chamas; The Future of Online Business; Black Lives Matter; A corrida da Vacina; Invasão Skrull (tema para as crianças do fundamental I). Foi um evento atípico mas com ótimos impactos, por cada um poder participar do evento de casa, o número de participantes quase duplicou.
A abertura da terceira edição da MundIAL teve como principal proposta a seguinte sentença: Como preparar os jovens para contribuir com os problemas internacionais e coletivos do futuro? Bem, como é de praxe, sabemos que a construção de uma personalidade criativa e inovadora, que lidera em razão do conhecimento, é essencial para o progresso e evolução da humanidade e suas relações sociais. Somente com a igualdade e a paz poderemos seguir em frente e visar um futuro melhor, portanto a elaboração de um pensamento elucidado deve ser iniciado ainda no período escolar.
Com a participação da embaixadora do Itamaraty, Irene Vida Gala e o jornalista da UNESCO Paulo Rodrigues, a diretora do Instituto Alpha Lumen, Nuricel Villalonga, abriu a sessão de debates com palestras que encorajaram alunos a se engajar e cultivar ideias em prol do todo. A simulação do Instituto tem como principal objetivo alcançar os alunos de escola pública que não possuem acesso a recursos educativos presentes em escolas particulares, mostrando a necessidade de melhoria urgente nos programas de ensino nas entidades estaduais e municipais.
Nas palavras da convidada do Itamaraty: “O Brasil é feito das escolas públicas [...] Vim de uma família de imigrantes de classe média baixa, e peço para que sempre me chamem de Embaixadora Irene, pois assim estou mostrando as pessoas, em especial as meninas, que apesar de tudo consegui ascender na minha carreira e chegar onde estou hoje…” Ela conta um pouco sobre sua vivência nos comitês da ONU, em especial no continente africano, onde viu os horrores da guerra da Angola retratados em mortes e rajadas de balas.
Após o encerramento da abertura, se inicia a jornada dos alunos em busca de respostas para os dilemas que assolam a atualidade global. Durante o evento realizamos Podcasts para deixar todos informados sobre o que ocorria nos outros comitês dos eventos, além dessa novidade incrível, o evento saiu em dois Jornais "O Vale" e no "Meon" (matérias na área de links).
Para a Organização de um evento de simulação da ONU, recomendo que sigam os passos do pdf que está nos arquivos anexados.