Recicle o papel e evite o corte de árvores
A possibilidade de dar novo uso ao papel e papelão, que ainda era destinado ao aterro sanitário da cidade.
No início de 2022, a Tropa Escoteira do Grupo Arnaldo de Almeida Oliveira (71/SC), situada em Rio Negrinho, Santa Catarina, queria dar início a um projeto de reciclagem.
O objetivo era reduzir a quantidade de material enviado hoje ao único aterro sanitário da cidade, ao mesmo tempo que a coleta do material poderia servir para a obtenção de recursos para custear atividades extra-sede.
Ao longo de oito meses de ação, a iniciativa dos escoteiros (com idade entre 10 e 14 anos) já arrecadou 566 quilos de papel e papelão, que deixou de ser enviado ao aterro sanitário e foi reciclado, passando a ter novo uso.
Até o momento, o material entregue à empresa responsável pela reciclagem rendeu ao caixa da Tropa o total de R$ 283,00, já que a empresa paga o valor de R$ 0,50 pelo quilo do material.
Recentemente, os recursos foram usados para custear parte das inscrições para o Acampamento Distrital Ariramba 2022. Ou seja, o material que até então era destinado ao aterro sanitário, serviu para cobrir as despesas dos escoteiros em uma atividade distrital da União dos Escoteiros do Brasil.
A iniciativa mantém sequência e o objetivo é arrecadar cada vez mais material reciclável, ampliando a coleta junto a comércios e demais estabelecimentos.