Propriedades do Papel Machê e suas inovações
O que inspirou eu e minha equipe a iniciar o projeto foi principalmente a sustentabilidade e a inovação. Após percebermos que o papel machê aparentemente era um material resistente, buscamos encontrar suas propriedades mecânicas para analisar se ele poderia substituir outros materiais semelhantes. Sendo uma prática econômica e sustentável devido a esse material ser confeccionado a partir de papel reciclado.
Nosso projeto foi executado nos laboratórios de nossa escola. Inicialmente realizamos a produção das amostras e máquinas de ensaio. E posteriormente fizemos os ensaios de impermeabilização, impacto, resistividade elétrica e conforto térmico, comparando o papel machê com a madeira e o compensado.
Ainda estamos realizando o projeto e aperfeiçoando as máquinas, além de estarmos construindo as máquinas de ensaio de tração/compressão e flexão para assim obter ainda mais dados sobre esse produto.
Eu aprendi a importância da busca pela sustentabilidade e inovação, como forma de reduzir, reciclar e reutilizar o lixo produzido, para assim colaborar para a preservação ambiental. Como também o trabalho em equipe e resolução de problemas.
Com isso, podemos ver que o papel machê pode ser usado para a produção de produtos inovadores e sustentáveis para substituir a madeira por exemplo.