
Projeto Escomundo
O Grupo Escoteiro do qual faço parte, de forma geral, possui pouco envolvimento com o escotismo fora da UEB. Sinto que os jovens não possuem conhecimento ou ligações profundas com o escotismo internacional. Dessa forma, pretendo incentivá-los a buscar esse conhecimento e novas interações, ampliando seus conceitos de escotismo e mostrando outras formas de enxergar o mundo.
Eu criei um site onde coloquei todas as informações do projeto, além de redes sociais, como Instagram e YouTube.
A parte principal do projeto foi a adaptação de um mapa do escotismo mundial que eu tinha feito no ramo sênior, mas que era físico, para o meio virtual. Assim, qualquer um poderia ter acesso a essas informações pelo site do projeto:
https://sites.google.com/view/projeto-escomundo
O projeto foi cumprido. Isso se deve ao fato de que, mesmo algumas das metas iniciais não terem sido cumpridas, o objetivo principal de educar as pessoas sobre o escotismo estrangeiro e internacional foi alcançado. Isso obviamente não significa que o projeto não tem mais terreno a cobrir, mas apenas que ele foi relevante. Ainda existem diversas oportunidades pela frente.
A principal lição foi a gestão e organização do tempo. Eu tive muitas ideias sobre como executar o projeto, mas sem uma organização apropriada as coisas não aconteceram como planejado. O cronograma inicial nem sequer continha as datas/limites de cada um dos seus itens. As palestras que eu gostaria que fossem feitas de forma presencial no meu Grupo Escoteiro não aconteceram e isso é um ponto que eu ainda gostaria de explorar no futuro.