Limpeza do manguezal em Paranaguá
Primeiramente, a Ilha do Tesouro é muito importante para meu grupo escoteiro e, por isso, decidi fazer uma limpeza no mangue afim de deixar o lugar melhor do que encontramos. Além disso, houve a motivação de conscientizar os jovens da minha tropa sênior e guia sobre o consumo desenfreado e o descarte incorreto do lixo.
O projeto foi realizado na Ilha do Tesouro, que fica em frente ao meu Grupo Escoteiro Do Mar Ilha Do Mel. Para executar, todo de minha tropa fomos para o local, debatemos sobre o tema do projeto, e nos separamos para cada dupla recolher um tipo de lixo diferente. E, ao final, juntamos todo o lixo, avaliamos e deixamos para a coleta de resíduos correta.
Não posso dizer ao certo quantas pessoas se beneficiaram desse projeto, mas posso dizer com certeza que cada um que estava lá se impactou com o que foi visto, principalmente com a quantidade e tipo de lixo, sendo eles em maioria objetos que usamos em nosso dia a dia e recebem o descarte incorreto. Pode ser que a quantidade de lixo que recolhemos não seja de grande diferença para o planeta, mas fez para aquele lugar tão especial para nós, além da diferença de mentalidade em cada um que participou
De certo aprendemos que a solução da poluição dos ecossistemas marinhos não está apenas na limpeza deles, e sim na mudança de hábitos de todos, não de nós como indivíduos, mas também nós como comunidade. Precisamos conscientizar cada vez mais pessoas sobre e buscar resolver esse problema, incluindo a solução em nosso dia a dia. Espero que esse projeto não acabe hoje, e que os participantes levem a diante o que aprenderam e transformem suas rotinas com o objetivo de melhorar nosso planeta.