Limpeza das praias da reserva do Itinguçu, Peruíbe

Essa ação é uma iniciativa ambiental, mas também uma experiência educativa para os jovens de 18 a 21 anos envolvidos, que seguem o lema “Servir” como parte de sua formação. Espera-se que essa iniciativa inspire outros grupos de jovens e associações a realizarem ações semelhantes. Se todos fizerem sua parte, teremos praias mais limpas para o lazer, turismo e contemplação.
Os pioneiros do clã Tcherá Tugarê do grupo escoteiro Bororos realizaram a limpeza das praias de Juquiazinho, Praia Brava, Parnapoa e Arpoador, na reserva litorânea do Itinguçu. Essa ação teve o apoio da Ecotrilhas, agência de turismo ambiental localizada em Peruíbe, e foi autorizada pela reserva. O lixo é trazido pelas correntes marítimas, tais como embalagens provenientes da China, Japão e Oriente Médio. Os participantes recolheram 14 sacos de lixo, somando aproximadamente 200 kg de resíduos.
Ao vencer o desafio físico, a dificuldade logística, ajudar a natureza, educar os envolvidos e o círculo de pessoas próximas a eles, esse projeto traz um sentimento de dever cumprido, aumentando a perspectiva da realização e multiplicação de atividades similares no futuro.
Number of participants
10
Service hours
50
Beneficiaries
100
Location
Brazil
Topics
Healthy Planet
Nature and Biodiversity
Youth Engagement

Share via

Share