Lidando com energia limpa - Forno Solar
Moro em uma cidade que tem um belo mar e praia, a conservação dos oceanos é muito importante para mim. É por isso que escolhi trabalhar o ODS 14, participar de limpezas de praia e recolher eletrônicos e plásticos para que evitem chegar aos oceanos e os poluir. Conhecer mais sobre energia solar, me ajudou a compreender que podemos ter energia limpa que não polua. Por isso resolvi fazer o forno solar para ver se realmente funciona.
O projeto foi desenvolvido no 5o. Grupo Escoteiro do AR Pinto Martins Primeiro para aprender mais sobre a energia solar, usei uma lupa para poder concentrar o sol e queimar uma folha de papel. Depois busquei na internet exemplos de forno solar e com material descartável fui construindo. Experimentando energia solar e fazendo lanche no forno solar https://youtube.com/shorts/BYQQ4CAaP7o? feature=share https://youtube.com/shorts/MnamdMzLplE?feature=share
O maior impacto foi eu entender que o sol é uma fonte de energia limpa. Os beneficiários do projeto neste momento foram pessoas do meu grupo escoteiro que perceberam a importância da energia solar e o quão fácil é fazer um forno e usar no dia-a-dia.
Na primeira vez que fiz o forno não esquentou muito, daí aprendi vendo uns vídeos que o papel preto ajuda a manter o calor, então apliquei ao fundo um papel preto e com isso o tempo de preparo da comida ou a fervura da água melhorou.