ESCOTEIROS INCENTIVAM O DESCARTE DE MEDICAMENTOS
O descarte incorreto de medicamentos vencidos ou em desuso, contribuem para um grave problema ambiental e de saúde pública. Este tema, tornou-se lei no Brasil somente em 2020. O objetivo do projeto, foi através do escotismo conscientizar a sociedade, sobre a importância de descartar os medicamentos de forma adequada. Os jovens escoteiros com suas famílias, ensinaram e estimularam na prática, a comunidade em que vivem à desprezar de forma segura ao meio ambiente.
FOI REALIZADO UMA PARCERIA DO GRUPO ESCOTEIRO CAMPOS GERAIS -92 PR, COM O CURSO DE FARMÁCIA DA UEPG, PARTICIPARAM DE PALESTRAS SOBRE O TEMA, GINCANA DE ARRECADAÇÃO, DESCARTE EM FARMÁCIAS COM PONTOS DE COLETA, E ATIVIDADES DE DIVULGAÇÃO PARA A COMUNIDADE NO TERMINAL CENTRAL DE ÔNIBUS DA CIDADE. JOVENS E ESCOTISTAS PANFLETARAM INFORMANDO OS USUÁRIOS SOBRE O DESCARTE CORRETO DOS REMÉDIOS VENCIDOS, OU EM DESUSO; E SEU IMPACTO NO MEIO AMBIENTE.
O descarte incorreto contamina solo e água, impactam a fauna e a flora, contribuem para o avanço da resistência microbiana, e doenças. O impacto deste projeto, foi tornar o nosso jovem mobilizador das ODS, para transformar o meio ambiente e a saúde pública. Aprenderam que os medicamentos devem retornar às farmácias nos pontos de coleta, através da logística reversa. Conscientizaram suas comunidades; a realizar o uso racional dos medicamentos domiciliares, para vivermos em lugar melhor.