Comidas com sobras e partes que seriam descartadas
O objetivo deste projeto era mostrar para os membros do Grupo Escoteiro, alcançando lobinhos, escoteiros e seniores, que é possível utilizar as sobras das comidas para a elaboração de novos pratos tão saborosos quantos os que deram origem ao aproveitamento, além de mostrar uma forma de utilizar as partes de frutas, verduras e legumes que normalmente são descartadas e com isso incutir em todos o hábito de aproveitar "restos" evitando desperdícios de comidas.
O projeto foi pensado para alcançar os membros das tropas escoteira e sênior bem como alcatéia também.
Reunimos os membros juvenis e suas chefias na cozinha da Capela de um bairro de nossa cidade num sábado e com as sobras que foram guardadas pelas famílias dos escoteiros e da chefia, distribuímos as receitas entre os lobinhos, que ficaram com as de mais fácil execução, e os escoteiros e senior que produziram as demais receitas.
No decorrer da atividade foi possível observar o empenho e a alegria dos membros em produzirem os pratos, os quais foram elaborados com muito amor mesmo. Observamos também o aprendizados dos membros e o entusiasmo em aprender a aproveitar as sobras transformando-as em pratos saborosos.
Temos certeza que todos os trinta e três membros presentes levarão para suas vidas o aprendizado desse projeto e isso irá se multiplicar não ficando apenas nas 16 receitas que ensinamos.
Os aprendizados alcançados foram muitos, desde o trabalho em equipe, colaboração mútua entre os membros até a conscientização de que é possível fazer um prato muito gostoso aproveitando o que sobrou de nossas refeições diárias ou de finais de semana, além de entenderem que partes como cascas, folhas e talos podem se transformar em delícias ricas em vitaminas.