Velas Aromáticas ajuda no combate do Aedes aegypti
Nos últimos tempos vem tendo um aumento considerável de casos de Dengue.
Para diminuir o número de casos a única maneira é tomar medidas preventivas a fim de eliminar os criadouros do mosquito Aedes aegypti. Uma boa forma de manter os mosquitos e pernilongos afastados é optar por inseticidas caseiros que são muito simples de se fazer em casa, são mais econômicos e tem boa qualidade e eficiência.
A execução o projeto ocorreu de forma coletiva entre primos e integrantes do ME (um escoteiro, um sênior e um pioneiro – todos do GE Botucaraí), além de associados adultos (Chefe e Assistentes da Tropa Escoteira Itaizá, Tropa Sênior/Guia Minuaia e Clã Pioneiro Ybyty-Caray).
Após a fabricação das velas, ocorreu a distribuição das mesmas durante a Caminhada Cívica para a comunidade, depois aos membros do GE e seus familiares em duas ocasiões.
A ação prevista no projeto (distribuição das velas aromáticas para comunidade) foi executada com sucesso, atingindo um grande número de pessoas.
Com a ação, os jovens idealizadores do projeto passaram a fazer parte do “Projeto Esquadrão Escolar contra a Dengue” desenvolvido pelo Comitê de combate à Dengue e Saúde do município de Candelária/RS/Brasil.
O objetivo principal da fabricação das velas é ajudar a espantar insetos, medida simples que cada família pode adotar em suas residências.
A dengue é uma doença grave que pode levar à morte e que ainda traz muita preocupação à população. Ela é transmitida pelas fêmeas do mosquito Aedes aegypti que se reproduzem em água parada e possuem hábitos diurnos. É possível prevenir a doença através de medidas que evitem a picada deste mosquito, mas a melhor forma de prevenção é manter a higiene dos locais e evitar a água parada, por isso é fundamental e essencial a participação consciente e diária de toda a população.