
Varal Solidário
APRESENTAÇÃO: No atual cenário em que as pessoas estão cada vez mais individualistas e esquecendo o amor e a compaixão ao próximo, o presente projeto busca levar os lobinhos a pensar e refletir sobre a importância da solidariedade, partilha e amor ao próximo, desenvolvendo valores sociais nas crianças. De acordo com Aranha & Martins (1992), os valores resultam da experiência vivida pelo ser humano (crianças e adultos) ao se relacionar com o mundo e seus pares.
JUSTIFICATIVA: No mundo atual, os valores e regras que sustentam o equilíbrio do indivíduo na sociedade são constantemente negados e violados. Dentre esses estão o respeito e o cuidado por si mesmo e pelos outros, assim como pelo planeta e os animais (BRITO, 2010). Doar objetos que não estão mais em uso é uma forma de fazer uma boa ação a quem necessita. A proposta do projeto é que as crianças do grupo escoteiro possam se desfazer de roupas, calçados, brinquedos ou livros (em condição de uso) para doar a pessoas carentes necessitadas desses itens, formando cidadãos conscientes.
OBJETIVOS: Ajudar pessoas mais necessitadas com roupas, calçados, brinquedos e/ou livros, gerando uma corrente de solidariedade, em que, qualquer pessoa poderá pegar gratuitamente até duas peças que sejam realmente úteis para elas.
METAS:
(1) Estimular na criança a importância de pensar e ajudar o próximo;
(2) Incentivar a criança a desapegar de utensílios não utilizados;
(3) Trabalhar espírito de equipe com as crianças no momento que elas estejam ajudando a organizar o Varal Solidário.;
(4) Realizar uma atividade de solidariedade em comemoração aos 432 anos da cidade de João Pessoa.
PÚBLICO ALVO: Pessoas carentes que estejam passando pelo Parque Solon de Lucena localizado na cidade de João Pessoa, Paraíba.
METODOLOGIA: O trabalho foi realizado a partir das seguintes etapas:
1) Explicação às crianças em sede sobre a importância de pensar e ajudar o próximo, como também de desapegar de materiais que estejam em desuso, mas em bom estado e que possam servir a outras pessoas;
2) Arrecadação dos objetos a serem doados pelas crianças;
3) Planejamento e organização dos objetos no Varal Solidário a serem doados pelas crianças, no dia da execução do projeto.
PARCERIAS: Pais que fazem parte do movimento.
Grupo Escoteiros do Mar Galé, 12PB, Brasil