RECICLANDO ÓLEO, PRESERVANDO ÁGUA

Reciclar o óleo de cozinha é uma ação de grande importância, pois a capacidade poluente da substância é muito alta, desta forma o descarte do óleo não deve ser feito no ralo da pia, no vaso sanitário e nem com o lixo orgânico, pois esses destinos incorretos levam à contaminação do solo e da atmosfera. Para evitar problemas é só adotar uma postura mais consciente, evitando usar óleo desnecessariamente e coletando o mesmo para a reciclagem.
O SANEP responsável pelo abastecimento de água e tratamento de lixo e esgoto em Pelotas- RS, possui uma rede de Ecopontos para coleta de óleo saturado usado. Mas o volume coletado é pequeno para as dimensões do município, por isso em uma ação do IFSul, dos Grupos Escoteiros Iguassú 36/RS e Itapuã 98/RS pretende distribuir garrafas PET’s para a população, com um folheto orientando como coletar o óleo emonde entregá-lo. A ideia é aproveitar a FENADOCE em Pelotas, potencializando a ação.
Horas Trabalhadas: 400 horas. Pessoas Atingidas: 1200 pessoas. Quantidade de óleo a ser recolhida: 500 LITROS.
CONHECER – O problema de lançar óleo usado no esgoto. COOPERAR – Buscar uma solução de ação conjunta (cooperação entre Grupos Escoteiros e IFSul). ATUAR – Distribuição das garrafas e folhetos. Reciclar o óleo de cozinha é uma ação de grande importância, pois sua capacidade poluente é muito alta, o descarte incorreto do óleo leva à contaminação do meio ambiente. O DESCARTE INCORRETO DE ÓLEO SATURADO PODE CAUSAR GRAVES DANOS AO PLANETA: 1 L DE ÓLEO DE COZINHA USADO PODE POLUIR 20.000 L DE ÁGUA.
Started Ended
Number of participants
18
Service hours
2052
Beneficiaries
1600
Location
Brazil
Topics
Healthy Planet
Nature and Biodiversity
Responsible consumption
Initiatives
Environment and Sustainability

Share via

Share