
RECICLAGEM DE PILHAS E BATERIAS
Pilhas e baterias são fontes portáteis de energia, e de muita importância, já que é praticamente impossível imaginar o mundo moderno sem elas. Presentes desde o mais simples controle remoto do televisor até os mais modernos celulares.
Para ter a capacidade de armazenar energia, as pilhas e baterias têm em sua fabricação o uso de alguns metais pesados, que são altamente tóxicos. Tais metais, normalmente, não causam riscos ou problemas, devido a tecnologia desenvolvida para mantê-los muito bem protegidos dentro da blindagem de suas embalagens.
Porém, quando uma pilha ou bateria é descartada junto com ao lixo comum podem causar o vazamento ou ruptura dessa blindagem da pilha, levando a contaminação com esses metais, que possuem alta capacidade de poluição e contaminação.
Nesse caso, ao ficarem disponíveis no solo, podem entrar na cadeia alimentar, acarretando grande risco ao meio ambiente, pela capacidade de migração, bioacumulação e biomagnificação.
Ainda existe a possibilidade de certos metais serem transportados por lixiviação para as águas subterrâneas, contaminado os lençóis freáticos.
No Brasil estima-se que sejam produzidas ao ano cerca de 3 bilhões de unidades entre pilhas e baterias para uso doméstico, onde somente de bateria de celulares onze toneladas são descartadas anualmente.
Toda essa toxidade constitui alto risco ao meio ambiente e toda a vida no planeta. Mas se descartados de forma apropriada, em locais específicos, as pilhas e baterias podem ser tratadas e recicladas, não gerando, assim, riscos ao meio ambiente.
O residencial “Via Club” (onde moro) possui 3 torres cada uma contendo 25 andares com 4 apartamentos por andar. Considerando que cada apartamento resida 4 pessoas, teremos 1.200 pessoas vivendo nesse local. Considerando ainda que cada um use e descarte uma pilha ou bateria a cada três meses, teremos 4.800 unidades sendo descartadas por ano.
Pretendo dispor, em local específico, lixeira apropriada para que os moradores do Condomínio Via Club possam fazer o devido descarte de suas pilhas e baterias utilizadas.