
Projeto Mensageiros da Paz - 14° GEABEG
O 14° Grupo de Escoteiros do Ar Brigadeiro Eduardo Gomes foi fundado em 21 de Outubro de 1980. Surgiu da necessidade de incluir o escotismo como complemento educacional para os jovens moradores de bairros adjacentes da Base Aérea de Fortaleza.
O G.E conta atualmente com 3 diretores, 36 escotistas e 103 membros juvenis entre lobinhos, escoteiros, seniores e pioneiros. Sua sede fica situado na Base Aérea de Fortaleza, onde o grupo conta com infraestrutura de quadra coberta poliesportiva, campo de futebol, salas, vestiários, praça, amplo espaço verde e materiais diversos que contribuem para a prática escoteira.
Dentre tantas atividades e projetos desenvolvidos pelo grupo, decidimos também realizar o Projeto Mensageiros da Paz, com um modelo de atividade que já realizamos em outros momentos com finalidade de conscientização e preservação ambiental. O projeto foi desenvolvido em comum acordo por todos os integrantes do 14° GEABEG.
O grupo escoteiro através de suas experiências anteriores no bairro da Aerolândia, identificou junto com seus membros juvenis e equipe de escotistas, a necessidade de lançar um projeto de cunho ecológico e de serviço aos moradores desse lugar, sobre o correto descarte de lixo reciclável e preservação ambiental, no trecho que se estende às margens do RIO COCÓ e o cinturão de preservação ambiental ali contido naquele bairro. Foram localizados muitos focos de lixo às margens do rio, e no trecho do calçadão do Pólo de Lazer da Aerolândia.