Projeto construção de horta comunitária

Projeto construção de horta comunitária

2.3 Objeto do Projeto
Utilizando recursos educativos da educação não-formal, desenvolvidos pelo Projeto Educativo do Movimento Escoteiro para crianças e jovens, proporcionar educação cidadã, ambiental e de alimentação saudável para crianças e jovens de Baixa do Meio, município de Guamaré/RN, através do plantio de uma horta comunitária, é o objetivo deste projeto.

2.4 Justificativa da Proposição
Com o crescente número de crianças e jovens envolvidos com o uso de drogas, com a maternidade precoce, prostituição infantil e outras mazelas sociais, o Grupo Escoteiro São Paulo oferece ao município de Guamaré, e em especial ao distrito de Baixa do Meio, uma oportunidade de proporcionar uma educação cidadã a crianças e jovens. Entre as muitas oportunidades que são oferecidas a crianças adolescetes e jovens escolheu para compor este projeto o cultivo de hortaliças, ou seja, construir uma horta comunitária. O objetivo geral é produzir alimentos de qualidade para complemento alimentar das famílias dos filiados ao Grupo Escoteiro São Paulo e famílias próximas a elas. O excedente deverá ser comercializado, gerando renda para auxiliar a manutenção do Grupo Escoteiro. Os ganhos principais serão: a) proporcionar às crianças e jovens a oportunidade de vivenciarem atividades em equipe; b) aquisição de conhecimentos sobre as principais culturas desenvolvidas em hortas comunitárias; c) realizar o plantio de hortaliças, sob a orientação de um profissional de técnicas agrícolas, aplicando o ítem do Método Escoteiro “aprender fazendo”, vivenciando a educação ambiental na prática; d) permitir que os beneficiários do projeto possam desenvolver hábitos alimentares saudáveis; e e) intensificar a prática do escotismo como prática de educação não formal, complementando a educação formal (escola) e a informal (lar, igrejas, grupos sociais).


Espera-se também que se amplie o número de membros juvenis do Grupo Escoteiro São Paulo, o que representa o alcance social do projeto. Os recursos financeiros do projeto serão utilizados na aquisição de sementes de hortaliças, pagamento de profissional técnico agrícola, instalações do sistema de irrigação, vestuário escoteiro, bibliografia escoteira e de orientação agrícola.

Started Ended
Number of participants
6
Service hours
9396
Location
Brazil
Topics
Partnerships
SDGS

Share via

Share