Nicolas Batistuti
Brazil

Papel Semente

A motivação deste projeto foi o consumo excessivo de papel o qual era utilizado desnecessariamente além da forma de poder unir a sustentabilidade junto com conhecimentos adquiridos na escola, como matemática e ciências durante o período de 140 dias deste projeto.

O projeto foi executado na escola estadual Dr. João Pires de Camargo em um projeto extracurricular com o tema da redução do uso de papel em ambiente escolar. Ele teve início com a conscientização dos alunos sobre o consumo excessivo de papel. Em seguida houve a coleta de folhas (caderno e etc.) durante 1 mês. Após isso, foi feito o levantamento estatísticos sobre o consumo por sala e por fim foi feita a produção do papel semente pelos participantes utilizando sementes de cebolinha e salsa.

Em um dia de apresentação escolar, o grupo extracurricular pode apresentar e distribuir o material fruto do projeto a todos os alunos e funcionários para que assim todos pudessem ser conscientizados e incentivados a participar da iniciativa. Além disso, após o fim do projeto, um novo levantamento estatístico foi feito e detectou-se a diminuição do consumo de papel(queda de 62g de papel durante um mês após o projeto)

O projeto trouxe uma experiência de aprendizado muito importante em poder unir um trabalho de sustentabilidade junto com áreas de conhecimento escolares e além disso, poder colocar em pratica pessoalmente. O projeto poderia contar com melhorias na organização e em técnicas melhores da secagem e produção do papel de forma mais eficiente apenas.

Started Ended
Number of participants
30
Service hours
840
Beneficiaries
350
Location
Brazil
Topics
Responsible consumption
Initiatives
Environment and Sustainability