Papel Semente

A motivação deste projeto foi o consumo excessivo de papel o qual era utilizado desnecessariamente além da forma de poder unir a sustentabilidade junto com conhecimentos adquiridos na escola, como matemática e ciências durante o período de 140 dias deste projeto.

O projeto foi executado na escola estadual Dr. João Pires de Camargo em um projeto extracurricular com o tema da redução do uso de papel em ambiente escolar. Ele teve início com a conscientização dos alunos sobre o consumo excessivo de papel. Em seguida houve a coleta de folhas (caderno e etc.) durante 1 mês. Após isso, foi feito o levantamento estatísticos sobre o consumo por sala e por fim foi feita a produção do papel semente pelos participantes utilizando sementes de cebolinha e salsa.

Em um dia de apresentação escolar, o grupo extracurricular pode apresentar e distribuir o material fruto do projeto a todos os alunos e funcionários para que assim todos pudessem ser conscientizados e incentivados a participar da iniciativa. Além disso, após o fim do projeto, um novo levantamento estatístico foi feito e detectou-se a diminuição do consumo de papel(queda de 62g de papel durante um mês após o projeto)

O projeto trouxe uma experiência de aprendizado muito importante em poder unir um trabalho de sustentabilidade junto com áreas de conhecimento escolares e além disso, poder colocar em pratica pessoalmente. O projeto poderia contar com melhorias na organização e em técnicas melhores da secagem e produção do papel de forma mais eficiente apenas.

Started Ended
Number of participants
30
Service hours
840
Beneficiaries
350
Location
Brazil
Topics
Responsible consumption
Initiatives
Environment and Sustainability

Share via

Share