MENSAGEIROS DA PAZ: Integrar Crianças Estrangeiras
Nos despertou o interesse em realizar essa ação devido a situação geral dos imigrantes, uma vez que ao deixarem seu país e até familiares para trás, se veêm "sozinhos" em outro lugar com cultura, costumes e língua totalmente diferente da sua e se isso já é difícil para os adultos, imaginamos para as crianças.
Dessa forma, pensamos em tentar proporcionar para essas crianças algumas horas de diversão e alegria integrando-os com a comunidade escoteira.
O projeto foi idealizado e executado com as crianças estrangeiras residentes em nosso município, localizadas no Bairro São Francisco, após uma busca para saber onde residem a maioria dos estrangeiros que vieram para a nossa cidade.
Na primeira etapa, preparamos uma tarde de atividades, onde o objetivo central era a INTEGRAÇÃO entre os membros escoteiros e as crianças da comunidade.
Na etapa final do projeto fizemos a distribuição de 55 jogos educativos para crianças de 02 anos a 12 anos
Conseguimos alcançar 55 crianças de forma direta e aproximadamente 220 pessoas de forma indireta, pois ao entregar o jogo para a criança almejada, esta se envolveram com outras para pode "jogar", pois sozinho não tem "graça" de brincar.
Durante as etapas de realização do projeto, percebemos o entusiasmo dos membros envolvidos e alegria e o brilho nos olhos das crianças que ganhavam os presentes. Seus semblantes "gritavam" a surpresa de estarem ganhando um mimo sem se tratar de uma data festiva.
Todos os envolvidos no projeto ficaram maravilhados com a oportunidade de, através do escotismo, fazer algo pelo seu próximo e "deixar o mundo um pouco melhor do que encontramos", como nos preconizou Baden Powell.
Temos plena convicção que, tanto os escoteiros envolvidos como as crianças abraçadas pelo projeto, sairam modificados. É impossível não se sensibilizar com uma causa tão nobre quanto tornar a vida do próximo mais leve, nem que seja por algumas horas.