Jogo do Lenço Azul
Resumo: O cenário que se apresenta em todo o mundo devido a COVID-19 e os consequentes atos para uma sociedade, no que diz respeito a fragilidade financeira, apresentação de carências e não atendimento como necessidades básicas. Propomos dentro do contexto em que esta o Grupo Escoteiro Nossa Senhora Medianeira, cria-se o Jogo do Lenço Azul.
O jogo consiste em angariar de forma colaborativa e por meio de desafios doações de: alimentos não perecíveis, doação sangue, produtos de limpeza, máscaras, roupas, álcool em gel e outros itens. Entendo que esses itens são de extrema necessidade e urgência em nossa sociedade durante o período vivenciado.
Para manter a segurança e evitar o contato físico (transmissão do vírus) nós possibilitamos duas formas para realização das doações, sendo:
- Busca das doações na casa dos que solicitam a busca do projeto;
- Recebimento no endereço apresentado na divulgação do projeto (Rua Senador Nereu Ramos 825 - Guabirotuba). Para tal, reforçamos o uso de máscaras, cuidado com a higiene pessoal e a higienização dos produtos. (caso seja levado até o endereço, obter pontos extras)
- Encaminhando das doações diretamente para as instituições e na sequência apresentar comprovante;
Após um acumulo de itens arrecadados, levamos até as instituições que atendem as pessoas que atendem de ajuda.
O jogo se propos a gerar tabela de pontuação e classificação conforme o número de doações realizadas, distribuindo os pontos por seção. Para que o jogo pudesse ser executado com sucesso, toda a organização foi feita digitalmente e somente os adultos sairam de casa para levar as doações. Ao longo do processo os participantes para identificaram nas doações sua seção de origem. Ao longo do projeto foram lançados desafios para incentivar as doações.
O projeto considerou o desenvolvimento de peças de comunicação para replicação de informações para famílias, chefia e jovens, utilizando de recursos como: whatsapp, email e redes sociais (instagram e facebook).