
Felicidade nos asilos em frente a pandemia do covid-19
Mensageiros da Paz
felicidade em um momento difícil
Luana Pacheco R. da Cruz
Sobre o nosso grupo escoteiro
Meu nome é Luana Pacheco Rodrigues da Cruz, tenho 16 anos e estou fazendo o meu projeto chamado “Felicidade em um momento difícil”, junto com o grupo escoteiro Santos Dumont.
Os principais pensamentos que guiam meu grupo escoteiro se seguido um marco referencial de valores essencial ao ser humano, da alegria de viver com o próximo, partilhando o amor ao país e respeitando calorosamente a natureza para que tenhamos um futuro cada vez melhor. Nossa missão é educar, contribuindo para que os jovens assumam seu próprio desenvolvimento, especialmente do caráter. Utilizamos o Método Escoteiro para atingir esse objetivo.
Dentre tantas atividades e projetos desenvolvidos pelo grupo, decide então realizar o Projeto Mensageiros da Paz, que já realiza algum tempo em suas finalidades de arrecadação, visitação a instituições públicas que constituem de atenção especial.
Sendo assim esse projeto esta sendo para realizar um sonho que a minha Vó (Marlene de Fátima Bellizzi) sempre teve vontade de ajudar os idosos, nem que seja com mimo ou um carinho a eles.
Etapa 1
Necessidades
Estamos vivendo um momento muito complicado e delicado em nossas vidas, que nunca teríamos imaginado passar por isso, muitas pessoas e empresas estão sofrendo com a crise que a pandemia está causando, mas também existe os problemas psicológicos e mentais que a quarentena está ocasionando , principalmente os idosos que estão sofrendo muito com a doença e também com a saudade dos familiares e amigos que não podem ter o contato nesse momento.
Sabemos que no Brasil geralmente os asilos ou as instituições são precárias e normalmente muitos idosos que vão para os asilos não tem condições de serem cuidados pela família e não tendo como condições financeiras devidas, para que possa comprar os produtos de higiene e bem-estar para um idoso.
Antes da pandemia teve contato com alguns asilos e comentaram conosco sobre a falta de produtos de higiene e toalhas de banho em bom estado, então e minha vó teve uma ideia de começar um projeto para arrecadar Toalhas de banho e produtos de higiene, também pensamos em deixar como toalhas de banho com a carinha deles fazendo uma linda costura com tecidos e rendas.
Com a vinda da pandemia sabemos que vai ser um carinho e um mimo que a muito tempo eles estão sem receber com o distanciamento social. Os asilos que escolhemos para fazer as doações foram de São Vicente de Paulo no Cabral e por um acaso descobrimos que o asilo da Lapa tem o mesmo nome São Vicente de Paulo. Com a pandemia, só pudemos entregar nas portarias dos asilos as doações, porém já percebemos que as atendentes já ficaram muito felizes com o carinho e o capricho em cada kit, então já podemos imaginar a felicidade e o sorriso de cada idoso quando receberem seus kits.
Etapa 2
Geração de ideias
Devemos sempre pensar nas principais necessidades dos idosos nos asilos, e quando vamos visitar e conversar com os idosos e as cuidadoras, percebemos que as dificuldades e necessidades são imensas. Saindo de lá, eu e minha vó conversamos sobre como poderíamos ajudar esses idosos, então temos uma ideia brilhante de juntar a habilidade da minha vó de costurar com uma das necessidades dos idosos
Uma das necessidades que poderíamos juntar com uma costura seria a arrecadação de toalhas de banho novas, e pensamos também em ajudar com os produtos de higiene e paninhos de boca.
Depois da nossa conversa fui para casa e já rapidamente pensar em falar com o meu chefe assessor para ver se tinha como fazer esse projeto no escoteiro, e ele disse: com certeza! E que seria muito legal a iniciativa.
Fiz um folder para a minha vó e para o grupo escoteiro, em uma das primeiras semanas minha vó já consegui uma arrecadação com várias amigas e familiares. E no dia 26 de setembro ocorreu o drive thru para a arrecadação das Toalhas e os Produtos de Higiene.
Etapa 3
Planejamento
A principal ideia desse projeto é ajudar os idosos de uma forma material, conforme suas necessidades, mas o mais importante, trazer a alegria e o afeto em um momento difícil.
- O ponto principal desse projeto é atingir uma felicidade e um feto quando os idosos utilizando a toalha que foi bordada e feita com muito carinho e que usufruir muito bem dos produtos de higiene pessoal.
- A prioridade principal é arrecadar em torno de 45 toalhas de banho e fazer no máximo 100 kits individuais de higiene pessoal
- Se conseguirmos fazer uma arrecadação com o drive thru, com os familiares, amigos e principalmente os escotistas, acho que provavelmente conseguiremos chegar no nosso objetivo.
- O tempo estimado para o projeto foi até o final desse ano, iniciamos no meio desse ano, mas precisamos de um tempo extra para costurar as toalhas de banho e organizar os produtos de higiene.
- O número de pessoas para ajudar no projeto é em torno de 5 pessoas.
Costurar, montar, organizar, separar, ajeitar, lavar, passar, comprar tecidos.
-Materiais diarias: Toalhas de banho nova, produtos de higiene pessoal: pasta de dente, sabonete em barra ou líquido, escovas de dente e paninhos de boca.
As pessoas que ajudaram na montagem e organização foram:
Ariane Pacheco Palmeiro (mãe) -montou os kits, contagens dos produtos de higiene, e chegamos nas instituições.
Marlene de Fatima Bellizzi (vó) - lavou e costurou todas as toalhas arrecadadas e fez contato com o Asilo São Vicente de Paula na Lapa.
Luana Pacheco Rodrigues da Cruz (eu) - confeccionou as pastas para divulgação, anotação e contagens de todos os produtos, prestados na montagem dos kits e fez contato com o Asilo São Vicente de Paula no Cabral
Allan Rodrigues da Cruz (pai) - fornece com o trabalho pesado de carregar as doações para o carro e para os asilos e também no dia do drive thru bastante com base nos materiais pesados.
Etapa 4
Preparação
Imaginamos que a preparação será de uma forma bem fácil e organizada, imaginamos que conforme o número das arrecadações vamos aumentar as pessoas para ajudar.
A nossa ideia principal é que englobe várias costureiras e pessoas que gostam de costurar para ajudar com o nosso projeto, sendo assim a ajuda principal e com a costura, mas não somente a costura, pois para um projeto dar certo e ir para frente são exigidos Várias pessoas com obrigações e tarefas para fazer.
As tarefas que necessitaremos para esse projeto serão:
- Costureiras
- Compra de artigos para o bordado das Toalhas
- Organizadores
- Arrumas os kits
- Separar cada material de higiene
- Contagem de arrecadações
- Lavagem e limpeza dos materiais arrecadadas
- Ajeitar e arrumar caixas de papelão
- Conversar com os Asilos.
- Fazer um cartão com uma carta ou mensagem a cada idoso.
Para que todos possam participar do projeto criamos vários desafios e tarefas a cada um. Como o escotista sempre tenta deixar um mundo melhor do que encontrou, pensamos que cada um pode fazer sua parte doando os materiais fornecidos como um simples gesto de amor que é escrever cartinhas com o nosso coração à cada idoso dos asilos.
Etapa 5
Execução
Nessa etapa do nosso projeto já estamos pensando em todas as etapas, datas e mudanças para o início e o fim do nosso projeto.
Esse projeto sempre foi pensado pela minha vó, porém era algo pequeno e muitas vezes só um sonho, mas eu falei para ela que os escotistas adoram deixar o mundo melhor e ajudar sempre que possível e logo depois veio na minha mente que existia o projeto dos mensageiros da paz e logo fui falar com o meu chefe para iniciarmos o projeto.
O nosso projeto se inicia no começo do ano, mas com uma pandemia tentamos manter ele, mas demos uma parada e voltamos com o projeto somente em julho, sendo assim pretendemos entregar como Tomando até dezembro, mas durante esses meses vamos ir fazendo como entregas somente no Asilo aqui em Curitiba, e até o final do ano fazemos a entrega final no Asilo São Vicente de Paula na Lapa.
Em relação a preparação e os encargos como funções que definimos foram:
Costureira = Marlene Bellizzi (vó)
Organizadora = Luana Pacheco (escotista) (neta)
Propaganda = Luana Pacheco (escotista) (neta)
Compra de artigos para o bordado das Toalhas = Marlene Bellizzi (vó)
Organizadores = Luana Pacheco (escotista) (neta)
Arrumar os kits = Ariane Pacheco (mãe)
Separar cada produto de higiene = Ariane Pacheco (mãe)
Contagem de arrecadações = Ariane Pacheco (mãe), Luana Pacheco (escotista) (neta) e Marlene Bellizzi (vó)
Lavagem e limpeza dos materiais arrecadados = Marlene Bellizzi (vó)
Ajeitar e arrumar caixas de papelão = Luana Pacheco (escotista) (neta) e Ariane Pacheco (mãe),
Conversar com os asilos = Marlene Bellizzi (vó) e Luana Pacheco (escotista) (neta)
Fazer um cartão com uma carta ou mensagem a cada idoso: Luana Pacheco (escotista) (neta)
Os momentos mais legais de tudo isso, foi que pudemos perceber que fazer o bem não precisa ser uma coisa grandiosa, nem que tenha um custo muito grande, apenas que receba essas doações e afetos você será muito feliz e que encham os seus corações de felicidades e boas lembranças, um dos momentos bons também foram: que não é somente quem recebe que fica feliz, pois fazendo o bem nosso coração já se enche de alegria!
Os momentos mais difíceis durante o projeto foram quando uma pandemia em todo o mundo se alastrou e todos em isolamento, sofrendo e não podíamos ver nossos amigos e familiares. Escolas fechadas e o grupo de escoteiro também, perdemos o contato social e físico e pensávamos como continuar nossos encontros e nosso projeto idealizado no início do ano. Acredito que tenha sido o momento mais difícil, passado os primeiros meses percebemos que deveriámos reagir e continuar o nosso projeto mesmo à distância e com todas as dificuldades. Enquanto isso minha Avô estava muito empolgada, comprando e costurando tecidos e rendas em algumas toalhas para o nosso projeto. Depois de conversar com o Chefe e o grupo foram lançadas novas metas para a realização do projeto e para que pudéssemos finaliza-lo. Foi quando realizaram o Drive Thru na Sede Santos Dummond e tivemos uma arrecadação incrível de produtos de higiene e limpeza, além claro das toalhas de banho. Depois disso o desafio era separar tudo em Kits proporcionais com pasta de dente, escova de dente, sabonetes, máscaras, desodorante, etc. Também foram montados Kits com as Toalhas de Banhos e Embalsamados uma a uma com os produtos de higiene. Mas acredito que a união faz a força e que a ajuda de todos tornaram esse projeto possível. As entregas nos Asilos também foram um grande desafio pois devido a pandemia, não podíamos ter contato direto com os idosos então deixamos os Kits de Higiene, Toalhas e os Produtos de Limpeza, entregues na portaria dos Asilos escolhidos.
Arrecadações no DRIVE THRU
Arrecadamos no total do drive thru:
35 toalhas de banho
20 Toalhas de boca
135 massas de dentes
7 shampoos e 2 condicionadores
42 escovas de dentes e 1 fio dental
34 mascaras
9 desodorantes
1 loção corporal
175 sabonetes em barra e 8 sabonetes líquidos
8 aguas sanitárias
8 álcoois em gel
20 amaciantes
29 desinfetantes
58 detergentes
04 esponjas
32 rolos de papel higiênico
20 sabões em pedra
02 sabões líquidos
07 veja
146 fraldas geriátricas
1 caixa completa com materiais médicos
Para o asilo da lapa levamos:01 galões de 5 litros de detergente
03 galões de 5 litros de desinfetante
09 galões de 5 litros de agua sanitária
01 pacotes de Bombril
01 litros de lisoforme
02 sapólios
22 rolos de papel higiênico
10 pacotes de sabão em pó
21 garrafas de álcool em gel
02 galões de amaciantes
05 garrafas de detergente
10 pedaços de sabao em pedra
89 fraldas geriátricas
Matérias médicos = mascaras, aventais descartáveis, gazes, seringas, agulhas, soro, compressas, placa, curativo e remédios.
20 kits com toalhas, macarrão de dente, sabonete, escova de dente e mascaras.
35 kits de higiene sem toalha de banho, algumas com toalha de boca
Doações no asilo de Curitiba:
10 sabões em pedaço
06 detergentes
04 álcool em gel
65 fraldas geriátricas
02 amaciantes
03 pacotes de sabao em pó
14 rolos de papel higiênico
05 litros de agua sanitária
02 sapólios
01 litros de lisoforme
05 garrafas de 2 litros de desinfetante
02 litros de agua sanitária
1 coberta
6 travesseiros
1 tapete
1 colchão inflável
2 colchonetes
3 edredons
6 lençóis com elástico
2 protetores de colchão
5 fronhas
1 colcha
12 sabonetes soltos
30 kits com toalhas, macarrão de dente, sabonete, escova de dente e mascaras.
25 kits de higiene sem toalha de banho, algumas com toalha de boca
Etapa 6
Avaliação
O projeto “Felicidade em um momento difícil”, saiu muito melhor que minhas expectativas, pois pudemos fazer tudo antes dos prazos planejados, cada integrante realizou sua tarefa com amor e desprendimento. Em relação ao drive thru arrecadamos muito mais do que esperávamos e havíamos planejado para o projeto como fraldas geriátricas, máscaras, produtos de limpeza e outros. Além de ter uma repercussão nos meios de comunicação, como no Jornal da RPC, divulgando assim o nosso projeto alcançando várias pessoas e doações. O que me deixou bem feliz foi que muitas pessoas queriam participar do projeto ou ajudar de alguma forma, arrecadando vários itens para os asilos e ajudando de diferentes maneiras mesmo que indiretamente. Foi lindo!
De uma forma geral tudo saiu bem! A única preocupação seria como manusear os produtos recebidos das doações por conta do Corona Vírus, então deixamos como caixas de doações paradas pelo menos durante uma semana sem mexer. Depois outra preocupação, seria nas entregas das doações nos Asilos, por isso deixamos as mesmas portas sem acesso como dependências dos Asilos ou idosos, somente a funcionária da portaria que ficou responsável pelo recebimento e entregas das doações. Podemos tirar fotos com os kits e banners na entrada e deixamos nosso caloroso abraço e que eles podem sentir esse afeto através de todo cuidado nas toalhas, bordadas, costuradas com muito amor e carinho. E que em breve a gente vai fazer uma visita com todos os escoteiros e pessoas envolvidas no projeto, será uma grande honra para nós escoteiros. Por onde passam,
CelebraçãoComo estamos em época de covid não foi possível comemorar junto com os idosos a conclusão do nosso projeto, mas no futuro poderemos voltar lá e comemorar a finalização do nosso projeto juntamente com todos os responsáveis no nosso projeto.
Mas não íamos deixar passar em branco um momento tão especial. Comemorei com a minha vó e a minha mãe, na nossa segunda entrega no asilo são Vicente de Paulo fomos em uma panificadora para poder comemorar o nosso projeto e as doações. E no dia que fomos a lapa, aproveitamos a cidade, e anuncie mais uma comemoração em um restaurante típico da lapa.
Etapa 7
Finalização
Sou muito grata com a finalização desse projeto, acho que pude fazer com que os idosos essas asilos podem sentir um carinho e um afeto quando ganharem as doações que foram realizadas por mim e por todos do grupo escoteiro santos Dumont.
Sabemos que o mínimo que fazemos já pode mudar o dia a um dia de um idoso em um asilo, espero de coração que todas essas doações, pode ter um lindo sorriso em cada idoso que deve ser sua toalha bordada com muito carinho! Mas sei que meu coração está transbordando de alegria e gratidão por poder fazer parte de alguma maneira na vida idosos idosos.
Fazemos o bem sem esperar nada em troca, mas fazendo esse projeto eu percebi que essa frase está errada, pois sem percebemos a gente recebe coisas que dinheiro nenhum pode comprar, recebemos o carinho, a felicidade em um olhar, a gratidão por poder fazer parte disso e a paz que habita em nos, por tentarmos deixar um mundo melhor do que encontramos!