Coleta seletiva de pilhas para reciclagem

Projeto desenvolvido pela Lobinha Carolina Winiarski Prados, do grupo Escoteiro São Judas Tadeu – 17/P.R., de 12 de dezembro de 2022 a 30 de janeiro de 2023, buscando conquistar a insígnia Campeões pela Natureza, da Tribo da Terra. Pensando em preservar os recursos naturais de nosso planeta e buscando encontrar uma ação local que pudesse ser desenvolvida, decidi criar no condomínio em que moro uma campanha de coleta de pilhas e baterias, para a sua posterior destinação para reciclagem.
Sensibilizei os moradores com a problemática encontrada e consegui que o condomínio adquirisse uma caixa de coleta de pilha e baterias. Com a ajuda de meu pai, em 18 de dezembro de 2022, instalei a caixa de coleta no piso térreo do condomínio e providenciei cartazes de orientação aos moradores, que foram fixados nos elevadores. No dia 30 de janeiro de 2023, fiz a retirada das pilhas e baterias coletadas e entreguei no posto de coleta do meu bairro, para a reciclagem do material.
Neste primeiro mês, já havia no recipiente de coleta 143 pilhas e 47 baterias! O projeto beneficiou aproximadamente 120 moradores, além de ajudar a preservar o meio ambiente para todos as pessoas. Imaginem que triste seria, caso esse material nocivo atingisse nossos solo e água?
Aprendi que preservar o meio ambiente é uma tarefa de todos, pois devemos pensar globalmente e agir localmente. Aprendi também que, mesmo sendo uma criança, também posso fazer a minha parte, colaborando para que nossa sociedade seja mais ambientalmente sustentável. Como todos gostaram do projeto aqui no condomínio, vamos mantê-lo, fazendo a coleta e destinação contínua das pilhas e baterias. Preservar a natureza também é uma importante ação de responsabilidade social!
Started Ended
Number of participants
1
Service hours
30
Beneficiaries
120
Location
Brazil
Topics
Healthy Planet
Nature and Biodiversity
Responsible consumption
Initiatives
Environment and Sustainability

Share via

Share