COLETA DE RECICLÁVEL COLABORA COM O AMBIENTE
Sensibilizar os alunos e a comunidade escolar de que a coleta do lixo ou resíduos recicláveis, de forma correta, pode ser uma ótima forma de contribuir com a sustentabilidade ambiental.
Esta experiência foi desenvolvida junto com os 23 alunos do 9º ano o qual estudo, orientado pelo professor de Língua Portuguesa e a direção do Colégio Eugênio de Almeida em São Mateus do Sul. Lemos vários textos, fazendo debates e apresentações de trabalhos, (em anexos) com a finalidades de todos estarem com conhecimento teórico e dados reais da realidade em que se encontra as comunidades que residimos, com relação a sustentabilidade ambiental em nossa região
Os papéis não amassados já foram trocados com a fábrica de papel por papel higiênico. Os recicláveis secos são recolhidos diariamente pelos funcionários da limpeza e colocados em sacos, no contêiner ao lado do colégio. Foi dado um destino aos orgânicos, colocando-os em uma compostagem e já foram misturados ao solo onde será iniciado uma horta escolar. E principalmente a comunidade escolar mudou os hábitos para melhor.
Mudar hábitos em uma sociedade requer paciência e um árduo trabalho de sensibilização e conscientização. Precisamos de ações contínuas em defesa ao meio ambiente. Pequenas ações, no agrupamento de muitos fazem sim a diferença. Porém, estas ações não podem ser feitas em um dia e esquecidas no outro.