Brazil

Redução do despedício de alimentos

O Brasil é um dos 10 países que mais desperdiçam alimentos no mundo, sugundo levantamento da ONU, o Brasil desperdiça por ano  cerca de 27 milhões de toneladas de alimentos. Estima-se que 80% desse desperdício ocorre no manuseio, transportes e centrais de abastecimento. Uma pesquisa de alimentos da ONU também revela que 60% dos alimentos jogados fora vêm do consumo de famílias. Só na Região Metropolitana do Rio de Janeiro são quase 17 mil toneladas de lixo por dia.

Isso gera consequências graves, já que o desperdício de alimentos gera todos os impactos ambientais da produção de alimentos (uso intensivo e poluição da terra e dos recursos hídricos, exacerbação da perda de biodiversidade, emissões de gases de efeito estufa) sem nenhum dos benefícios de alimentar as pessoas.

Porém, podemos tomar atitudes simples e que podem ser aplicadas facilmente no dia a dia que diminuem esse desperdício sem grandes esforçoes. Atitudes como aumentar a periodicidade das compras, planejar as refeições, limpar a geladeira regularmente, verificar a validade dos produtos, entre diversas outras, e ainda, se nenhuma dessas atitudes for possível, você ainda pode fazer compostagem.

Então, visando conscientizar e apresentar soluções aos escoteiros de sua seção, dois escoteiros do grupo GEMA-31 de SC fizeram uma refeição para sua seção com alimentos que comumente aeriam jogados fora, além da distribuir panfletos com receitas simples que podem ser facilmente replicadas em casa.

Topics
Healthy Planet
Nature and Biodiversity
Responsible consumption
Initiatives
Environment and Sustainability

Share via

Share