Mutirão dos 2 Rs - Reduzir e Reutilizar

APRESENTAÇÃO

Me chamo Ada Pedreira da Silva, sou escotista do GEAV 15 BA há uns 8 meses, conheci o GEAV ao levar minha filha , Julia Pedreira Silva Santana, para participar como lobinha , em julho de 2019, após ela fazer 7 anos de idade. Foi uma identificação imediata nossa com o propósito e princípios do escotismo. Contribuir para que jovens realizam suas potencialidades, e para que sejam cidadãos mais responsáveis, participantes e úteis na sua comunidade, e aprender sempre fazendo, sendo os protagonistas das atividades nos encantou . Foi uma identificação dos valores e educação de casa que se potencializaram no escotismo. E culminou numa maior consciência e vontade de ajudar ao próximo em Julia, afinal, um lobinho pensa primeiro nos outros!

Com a pandemia pelo SARS COV19, e suspensão de atividades presenciais, pensou em como fazer algo que pudesse ajudar ao próximo mesmo estando em casa. E ao começar a perder roupas e sapatos pelo seu aumento de tamanho, decidiu fazer um mutirão para coleta de roupas e sapatos de crianças , colegas de escola e escoteiros, assim como de brinquedos , para serem doados a um Hospital de crianças da cidade- o Hospital Martagão Gesteira. Dessa forma, além de fazer um bem ao próximo, também seria uma forma de reutilizar brinquedos, roupas e sapatos, e também de se conscientizar para reduzir. Pois,” para que tantos brinquedos para uma criança, sendo que tantas não tem nenhum?”, ela afirmou. Além de “ reutilizando e reduzindo ajuda a melhorar o planeta!”.

Dessa forma surgiu o Mutirão dos 2 Rs- Reduzir e Reutilizar, com o objetivo de ao mesmo tempo ajudar uma instituição com doações , mas também ajudar a conscientizar outras crianças, e também adultos, sobre a real necessidade do ter. De que antes de reciclar, devemos buscar reduzir , e se necessário consumir tentar reutilizar. Doar para reutilizar, doar para pensar no que é realmente necessário ter, e reduzir o consumismo nas crianças! Um mutirão de doação, de conscientização e de demonstração de que as crianças podem fazer já a diferença neste mundo desde pequenas, e contribuir para um mundo melhor! Fazendo o seu Melhor possível!

OBJETIVOS

Promover um mutirão de coleta de roupas, sapatos e brinquedos de amigos, colegas de escola e de grupo escoteiro, visando a doação para hospital de crianças de Salvador ( hospital martagão gesteira- atual hospital de referência para a crianças com COVID 19 na cidade e estado da Bahia), que serão entregues antes do dia das crianças , para beneficiar as crianças internadas no hospital .

Contribuir para a conscientização das crianças doadoras quanto ao consumismo , e importância de reduzir e reutilizar o que tem.

Contribuir para a conscientização das crianças doadoras quanto a possibilidade de ajudar ao próximo mesmo sem sair de casa, neste momento de pandemia, e assim promover uma ação envolvendo a comunidade no bem estar ao próximo.

Impactar positivamente os participantes, crianças doadoras e crianças beneficiadas, no sentido do bem estar social.

Ajudar a fazer um mundo melhor!

RECURSOS HUMANOS:

- Adulto (s) responsável pela coleta ( escotista e mãe)

- Colegas de escola e de grupo escoteiro

- Amigos e Familiares

RECURSOS MATERIAIS

- Roupas

- Sapatos

- Brinquedos

Coletados através de doações.

RECURSOS FINANCEIROS:

- Não foi necessário neste projeto.

HISTÓRICO

Julia Pedreira, lobinha mobilizadora deste projeto, desde os 3 anos começou a passar por experiências de doar seus brinquedos , livros e roupas para orfanatos após seu aniversário e antes do Natal. Assim como de participar de ações para a comunidade junto com a família.

As doações para orfanatos que ela vivenciou tinham a intenção de que ela desenvolvesse o desapego, a gratidão ao que tinha, a empatia e a vontade de ajudar ao próximo. Além de estimular uma consciência ambiental, no sentido de só pedir o que realmente precisa, sem exageros, de cuidar do que tem, e de repassar (daí uma maior importância do cuidar) quando não mais lhe servisse. Com o tempo também passou a doar até brinquedos novos quando ganhava demais nos aniversários, e juntar em cofrinho para comprar algo para dar no natal no orfanato.

A pandemia interrompeu essas ações, mas as atividades escoteiras continuaram online, no seu grupo escoteiro (GEAV 15 BA), e com os aprendizados nas atividades escoteiras, somado ao crescimento natural da idade e a perda de roupas e sapatos surgiu a idéia do mutirão. As experiências e necessidades de maior interação em redes sociais e online com os colegas de escolas e amigos facilitaram a divulgação do mutirão, através de um vídeo gravado por Julia, que culminou em duas visitas ao Hospital escolhido para a entrega das doações.

O vídeo foi gravado em 01/06/2020 e começaram imediatamente as divulgações e coletas. Alguns amigos, adultos, sem crianças em casa ,contribuíram com dinheiro para a compra de materiais para doação. Os pais e amigos que assistiam ao vídeo começaram a separar e foram marcados dias e horários para as coletas em suas casas.

Após o tempo das arrecadações, a entrega foi realizada no dia 09/10/2020 pela Akelá e chefe de seção de sua Alcatéia , Chefe Romilse Ribeiro, e a escotista/mãe Ada Pedreira. A lobinha Julia Pedreira , devido ao distanciamento social, foi até ao hospital mas permaneceu fora dele, no carro, não participando da entrega no setor de doação, devido aos protocolos de segurança do momento.

CONCLUSÃO

Após essa ação solidária, mesmo com prazos estabelecidos, muitos colegas e amigos de colegas perguntaram se poderiam continuar doando, o que demonstra que a sementinha plantada de sensibilização e empatia ao próximo foi germinada, e a promessa de continuidade do mutirão de forma anual foi feita. Assim, a possibilidade de continuidade do projeto se firma de forma espontânea, tendo as crianças como protagonistas deste processo, o que deixa claro o impacto positivo do projeto.

Com a ação também criou-se uma relação com o hospital, que através dos funcionários do setor de doação, também nos ensinaram que não importa o quanto se doa, se cada um doar o que puder, essa rede de doação somente crescerá. E quem ajuda ao próximo também ajuda a si mesmo, pois o sentimento de solidariedade, fraternidade e gentileza faz nos sentir e tornar pessoas melhores. E o objetivo do escotismo é exatamente este: e fazer nossas crianças e jovens melhores e deixar o mundo melhor do que encontramos através de ações sociais!

 

Link do mutirão no Youtube: https://youtu.be/qCtsBrBVwaE

Topics
Humanitarian action
Youth Engagement
Responsible consumption
Initiatives
Environment and Sustainability

Share via

Share