Tampinha Solidária
A motivação para o projeto da Tampinha Solidária é impulsionada por uma profunda aspiração de fazer a diferença no mundo. Esse projeto não apenas arrecadação de recursos para uma causa, como também uma poderosa ferramenta de conscientização ambiental. Também, a simplicidade do projeto o torna acessível a todos, incentivando a participação inclusiva. Cada atitude, por mais simples que seja, pode ter um impacto significativo e ajudar a construir um futuro mais justo e sustentável para todos.
Esse projeto foi implementado pela Tropa Apiaká, do Grupo Escoteiro Pedra Áurea durantes quatro semanas envolvendo todos os ramos. A arrecadação envolveu cada pessoa do grupo, que se esforçou para trazer maior número de tampinhas possíveis, então no sábado todos levaram para a atividade na sede do grupo e juntaram tudo. Uma chefe pega toda essa arrecadação e leva para um família que participa da APAE, o qual utilizara para realização do tratamento com seu filho, Kaleu.
De uma maneira geral, o principal beneficiado foi o menino Kaleu e sua família, visto que os mesmo utilizam as tampinhas para custeamento médico. Porém, toda a comunidade foi envolvida e todos puderam aprender e repensar sobre como estão consumindo e descartando seus resíduos. Todos retiraram um pouco de aprendizado e também incentivo para realizar outras campanhas com propósitos parecidos.
O aprendizado foi de contribuição para a preservação do meio ambiente pois o plástico das tampinhas demora muito tempo para se decompor, poluindo o solo, as águas e o ar. Ajuda para as pessoas necessitadas contribuindo para uma causa nobre e ajudando a melhorar a vida de outras pessoas e exemplo de cidadania, ao fazer a nossa parte contribuindo para a preservação do meio ambiente ajudando pessoas necessitadas, você está sendo um exemplo de cidadania para a sua comunidade.