Replantando a vida

Atualmente, somos testemunhas das trágicas consequências da devastação das florestas e, como verdadeiros amantes da natureza, sentimos uma forte vontade de fazer a diferença. Impulsionados pelo profundo apreço pela vida natural, embarcamos em um esforço coletivo de reflorestamento. Compreendemos que o simples ato de plantar árvores pode ser um poderoso passo rumo à recuperação do nosso planeta. Acreditamos que um mundo mais verde é um mundo melhor.
Em 17 de julho de 2022, jovens de diferentes ramos dos grupos escoteiros 11°, 44°, 59°, 76°, 82° e 123° se uniram em um mutirão organizado pela CEDAE. Nessa iniciativa, foram plantadas 2000 mudas de espécies da Mata Atlântica nas margens do Rio Guandu, em Queimados. Esse esforço contribuiu significativamente para a recuperação da mata ciliar desse manancial, que é responsável por abastecer 9 milhões de pessoas na Região Metropolitana do Rio de Janeiro.
Com a realização do projeto, mais de 10000 pessoas tiveram uma melhora significativa na qualidade da água que chega em suas residências. A ação também contribuiu com o reflorestamento da mata ciliar dos rios Guandu e Macau, manancial que abastece a população das grandes redondezas, conservando a mata local ajudando a fauna e flora da região.
Enquanto melhorávamos a qualidade da água do rio, nós também adquiriam valioso conhecimento sobre conservação ambiental. Essa ação conjunta demonstrou o comprometimento de nós, jovens, com a preservação da natureza e a conscientização sobre a importância de proteger nossos recursos hídricos e florestais.
Number of participants
52
Service hours
6
Beneficiaries
10000
Location
Brazil
Topics
Healthy Planet
Humanitarian action
Nature and Biodiversity

Share via

Share