Recuperação de córregos contaminados com esgoto
Através dos conhecimentos adquiridos durante o curso técnico em Controle Ambiental, do Instituto Federal Catarinense - Campus Camboriú, no momento em que cursava a disciplina "Projetos Ambientais", percebi que poderia contribuir para mudar a realidade da minha comunidade melhorando a qualidade das águas dos efluentes e do Rio Camboriú, e consequentemente melhorar o estado social, ambiental e de saúde pública que derivam desse problema. Deixar o mundo um pouco melhor do que encontrei!
Nosso projeto foi implementado em um dos dois córregos que atravessam o campus do Instituto Federal Catarinense, onde estudamos. Após o diagnóstico, com visita nos bairros que despejam seus esgotos no córrego, discutimos sobre e depois executamos o plantio de macrófitas aquáticas (aguapé de flecha, chapéu de couro e vitória-régia), visto que filtram grande carga de matéria orgânica. Para fixá-las utilizamos 3 redes de pesca e bambus, as quais também auxiliaram na captação de resíduos sólidos.
É difícil precisar um número, mas acredito que quando se trata de qualidade de água de um efluente, todos, direta e indiretamente, acabam sendo beneficiados. Pensando na espécie humana, penso que tanto as populações de Camboriú quanto de Balneário Camboriú se beneficiam em função da diminuição da poluição do rio que as abastece. Além disso, o processo de limpeza também beneficia toda fauna e flora que habitam os ecossistemas adjacentes, incluindo o próprio ambiente aquático.
A idealização, realização e conclusão do projeto deixam o aprendizado de que todos, cada um com o seu talento, podemos fazer a diferença em nossas comunidades para resolver os problemas que se apresentam e assim deixar o mundo um pouco melhor do que encontramos!
Após a avaliação, identificamos que as mesmas ações poderiam ser implementadas em outros córregos da região, assim como propor ações de educação ambiental nas comunidades envolvidas e a apresentação do projeto à esferas competentes.