Desenvolvimento da Ecobarreira Mutuca
Rios poluídos por resíduos não biodegradáveis prejudicam ecossistemas e a saúde pública. O projeto Ecobarreira Mutuca (Grupo Escoteiro Moacara) instalou esta ecobarreira para conter lixo, educar a comunidade e desenvolver liderança e responsabilidade juvenil.
O projeto executou o desenvolvimento e a implantação de uma ecobarreira no Rio Curuçu, utilizando materiais de baixo custo, como rede de pesca, corda (17 metros) e boias macarrão. A barreira foi instalada transversalmente no rio em 7 de setembro de 2025 e foi submetida a monitoramento contínuo. Em 29 de outubro de 2025, uma manutenção foi realizada para reforçar a estrutura e recolocar uma nova rede. O encerramento se deu em 10 de novembro de 2025
Viabilidade de Soluções Simples: É possível desenvolver tecnologias acessíveis e eficientes contra a poluição da água utilizando materiais de baixo custo (simplicidade do sistema permite replicação).
Formação Cidadã e Protagonismo Juvenil: O projeto fortaleceu competências essenciais nos jovens escoteiros (autonomia, trabalho colaborativo, resolução de problemas) e reforçou sua responsabilidade socioambiental.