
Conscientização de não-despejo de óleo usado.
O despejo de óleo de cozinha no esgoto é comum no Brasil, porem isso contamina a agua e encarece o sistema de tratamento de esgoto, contamina os rios. O oleo de cozinha usado pode ser utilizado como materia-prima para fabricação de sabão e detergentes, sendo uma interessante forma de reciclagem.
Os escoteiros e lobinhos criaram um grupo de amigos aonde, no mínimo, cada um deveria coletar 5 litros de oleo de cozinha usado para posterior destinação. Cada litro de oleo de cozinha usado, quando despejado nos rios, contamina até 25 mil litros de agua.
A Insígnia Campeões da Natureza é uma insígnia de interesse especial que faz parte da progressão pessoal dentro do escotismo. O objetivo do projeto foi se conscientizar e conscientizar o próximo a ajudar sua comunidade a adquirir hábitos mais sustentáveis, uma vez que ao arrecadar os óleos usados, cada membro do Grupo falou sobre a importância de nossas ações para promover o consumo responsável.
Para desenvolver o projeto foi considerado as seguintes etapas:
• CONHECER: o Grupo de Amigos se propôs a conhecer sobre o ambiente ao seu redor e os principais problemas ambientais ligados aos hábitos de vida e à biodiversidade, tendo escolhido especificamente refletir sobre a poluição das águas e o impacto disso na biodiversidade.
• COOPERAR: no dia 03/02/2024 o Grupo levantou um desafio relacionado a sustentabilidade, trabalhando em conjunto para encontrar soluções sustentáveis para proteger o meio ambiente e no dia 05/05/2024 se reuniram novamente para realizar a autoavaliação do projeto, com a participação da Chefe Assistente do ramo escoteiro Bianca Casadei Melillo, momento em que também escreveram o presente relatório.
• ATUAR: foram realizadas ações práticas para a resolução do problema do descarte do óleo usado de forma incorreta. O desafio nos ajudou a descobrir mais sobre a natureza, o ciclo e o impacto do descarte de óleo de modo incorreto que compromete a biodiversidade, de modo que possamos ter ações concretas e responsáveis em benefício de nosso planeta, uma vez que todas as espécies estão interligadas e dependem umas das outras.
Apresentamos esse Projeto na modalidade Grupo de Amigos, pois fazem parte desta ação os Lobinhos e os Escoteiros, mencionados a seguir:
Lobinhos:
Gabriel Mari Ruela
Isa Coelho dos Santos Moreira
Maria Eduarda Diniz Souza
Santiago Ramos Silva
Escoteiros:
Arthur Junqueira Araújo Husemann Patti
Bianca Marques Michalick Vasconcelos
Carolina Neves Prado
Henrique Sanches Pereira
Isabel Candian Brandão
Jorge Ramos Silva
Marcelo Akira Ubirajara
Maria Melillo de Figueiredo
Melissa Amaral Teixeira
Samuel Coelho dos Santos Moreira
Yasmin Aidas Pala
Para a conquista desta insígnia foram observados os seguintes requisitos:
A – Realizar um PROJETO, Ramo Lobinho / Ramo Escoteiro Escoteiro que pode ser individual, com sua matilha / patrulha, tropa, grupo de amigos ou membros da sua comunidade sobre UM dos temas: SUSTENTABILIDADE e BIODIVERSIDADE.
B – Realizar, em conjunto com seu Velho Lobo / Escotista, a autoavaliação do projeto realizado.
C – Registrar seu projeto na plataforma mundial Escoteiros pelos ODS para que ele possa inspirar outras ações.
Sendo assim o Grupo de Amigos, se reuniu para a elaboração do projeto para a conquista desta insígnia em 03 de fevereiro de 2024 e no dia 05/05/2024 se reuniram novamente para realizar a autoavaliação do projeto, com a participação da Chefe Assistente do ramo escoteiro Bianca Casadei Melillo, momento em que também escreveram o presente relatório.
2. O PROJETO
O projeto foi inicialmente criado pelo Grupo de Amigos (descritos no item 1), no dia 03 de fevereiro de 2024, ficando combinado que faríamos arrecadação de óleo de cozinha usado para entrega-lo para empresas que o utilizam para fabricação de sabão.
No entanto, no período de arrecadação, foi iniciado um projeto no Shopping Boulevard de troca de óleo usado por detergente, momento em que o Grupo entendeu que a troca por detergente seria mais útil, pensando nas Instituições que poderão receber as doações.
A necessidade observada pelo Grupo de Amigos é evitar que o oléo de cozinha usado seja despejado de foma incorreta, como por exemplo, na pia, uma vez que despejando o óleo dessa forma o meio ambiente é comprometido.
Todos os itens arrecadados seriam doados para uma instituição beneficiente ou para o próprio Grupo Escoteiro.
As regras estabelecidas foram:
“● Cada membro do Grupo se comprometeu a tentar arrecadar ao menos 5 litros de óleo usado.
● O objetivo é que cada membro do Grupo vá a campo (vizinhança/escola) para informar e recolher as doações.
● É recomendado fotografar essa coleta para comprovação documental deste projeto. ANEXO 2
● O óleo arrecadado deve ficar em suas casas até o dia da entrega.
● No dia da entrega, o oléo arrecadado deve ser levado na sede do Grupo escoteiro.
● Os representantes escolhidos pelos Grupo dos amigos ficarão responsáveis em trocar o material recolhido por sabão na empresa / detergente.
● Os pais podem participar da entrega das doações, que está prevista para o mês de maio de 2024.”
Etapas do projeto:
Etapa / Data
Fevereiro / Março
Março / Abril
Maio
Organização
x
Execução
x
Avaliação
x
4. Execução
O Grupo teve 2 meses para arrecadar o óleo usado. A arrecadação foi feita pessoalmente, em locais combinados, como porta da escola, trabalho ou residência dos pais, além de restaurantes. A maioria registrou essa coleta em fotografias que seguem no anexo 2. Foram arrecadados no total 110 litros de óleo.
Após o período de arrecadação, foram levadas a quantidade arrecadada de óleo para o Shopping Boulevard, em Belo Horizonte, que tem uma parceria com com empresas que fazem sabão com óleo usado. Neste momento, o Grupo recebeu em troca um detergente para cada litro de óleo entregue, que foi destinado ao Rio Grande do Sul, tendo em vista a tragédia que aconteceu no Estado.
Com esta iniciativa mostramos que com organização, vontade e disponibilidade podemos contribuir com o meio ambiente, com ações de SUSTENTABILIDADE e ainda foi possível ajudar as pessoas prejudicadas pela catástrofe das enchentes.
5. CONCLUSÃO
Com a execução desse projeto concluímos que precisamos nos informar mais sobre o que fazer para reduzir o impacto no meio ambiente. Percebemos que algumas pessoas já davam destino certo ao óleo, mas muitas outras não sabiam como descartar corretamente, o que foi uma oportunidade de conscientizá-los. Como também aprendemos o modo correto, temos a intenção de continuar realizando o descarte de modo a causar menos impacto ao meio ambiente. E nos sentimos muito honrados em poder ajudar as pessoas que tanto necessitam nesse momento no Rio Grande do Sul.
Aprenderam que o oleo contamina uma enorma quantidade de agua; que o oleo usado pode ser usado para outros fins; que ele serve como materia prima para sabao e detergentes; que pode ser uma fonte de renda, tanto na revenda desse oleo usado como na fabricacao e venda do sabao e detergentes feitos a partir dele.