Alcateia Lobo Aventureiro em Ação 2026
Inspirados na Tribo da Terra, a alcateira Lobo Aventureiro, do Grupo Escoteiro Porteira do Rio Grande, 29/RS, usou do desafio para aprender mais sobre a natureza, a biodiversidade, estilos de vida sustentáveis em benefício do nosso planeta e o problema do desperdício, tomando medidas para mitigar nosso impacto no dia a dia.
Nossa alcateia trabalhou na construção de um “Hotel de Insetos” (biodiversidade) e novas formas de reaproveitar os resíduos de materiais que não teriam mais uso: tampinhas de garrafa, caixas de papelão, sucatas e camisetas velhas, encontrando novos usos para esses itens: jogos para serem usados nas atividades e sacolas retornáveis para serem utilizadas nos mercados e feiras.
Na avaliação do projeto, os lobinhos destacaram a importância de reduzir o consumismo e a importância do reaproveitamento dos materiais. Quanto a biodiversidade, o cuidado e respeito com todas as formas de vida, a importância do plantio de mudas frutíferas, trazendo uma reflexão sobre as gerações futuras. Já no aspecto dos ecossitemas, eles observaram o impacto nocivo da poluição e do descarte incorreto de resíduos.