Aprendendo compostagem com as minhocas.
O projeto “Da casca ao adubo: compostagem com minhocas”, vem da necessidade de mostrar para as crianças como a natureza faz parte do nosso dia a dia, focando no valor da minhoca e como ela contribui para o enriquecimento do solo, ressaltando suas características físicas, sua alimentação, seus hábitos de vivência, sua reprodução e sua grande utilidade ao devolver o húmus à terra, deixando a terra em excelentes condições para o desenvolvimento da plantação como as hortas.
No dia 25 de setembro de 2025, fui colocar em prática o meu projeto de compostagem com minhocas.
Na minha casa, já usamos a composteira domestica com minhocas e aproveitando o que já sei sobre compostagem queria fazer na escola onde estudo, na Escola Municipal Belita Tameirão.
Minha mãe que é escotista do ramo sênior e é funcionária da escola resolveu me ajudar, e com o apoio da professora do 2º período Tia Gabriela, conseguimos colocar o projeto em prática.
Primeiramente, nos apresentamos para a criançada, falamos e explicamos um pouco sobre a minhoca e como é a sua contribuição para a natureza, e como a minhoca ajuda com os resíduos orgânicos que produzimos em nossas casas e na cantina da escola.
Para fazer a composteira utilizamos uma lixeira de tampa e pedal da escola que estava estragada, higienizamos e com a ajuda da minha mãe fiz furos no fundo e alguns nas laterais dela com um ferro de solda que tem em casa. As minhocas eu levei de casa, e elas não foram difíceis de encontrar por que tenho um pequeno minhocário em casa. As cascas de frutas, legumes e as verduras, a minha mãe conseguiu juntar na cantina da escola.
Antes de montar a composteira, as crianças puderam tocar nas minhocas para sentir a textura, ver como se locomovem, e apenas 3 das crianças não quiseram tocar, e todos os outros adoraram. Na hora da montagem, fizemos camadas de folhas secas, de resíduos orgânicos, minhocas e assim repetimos até que acabassem todo o material que tinha e no final colocamos mais folhas secas para evitar a proliferação de moscas.
As atividades do projeto continuaram, a cada 15 dias em um período de 2 meses, e as crianças puderam alimentar a composteira. e no dia 11 de dezembro de 2025 receberam um pouco da terra produzida e um pouco de minhoca para fazerem a composteira em casa, e algumas sementes de girassol para que pudessem plantar em suas casas.
Topics
Healthy Planet
Nature and Biodiversity
Partnerships
SDGS