"O LIXO QUE JOGAMOS OS MOSTROS QUE CRIAMOS"

Um dos chefes, formado em Artes, propôs um projeto que unisse arte e consciência ambiental. Mobilizamos os jovens escoteiros para criar “monstrinhos” com materiais recicláveis, mostrando que o lixo pode ganhar novo significado. As obras foram espalhadas pela cidade com cartazes que diziam: “O lixo que jogamos é o monstro que criamos.” O objetivo foi conscientizar a comunidade sobre o descarte correto e o impacto do lixo no meio ambiente, reforçando que pequenas atitudes geram grandes mudanças.
A Carta-Prego desafiou os escoteiros a identificar pontos de descarte irregular em seus bairros. Em patrulhas, os jovens criaram “monstrinhos” com materiais recicláveis e, na sede, apresentaram suas obras e confeccionaram cartazes com mensagens de conscientização ambiental. Com poucos recursos e muita criatividade, transformaram lixo em arte. No encerramento, levaram as criações aos locais identificados, deixando-as como forma de sensibilizar a comunidade sobre o descarte correto do lixo.
Os jovens perceberam que pequenas ações fazem diferença e que todos têm responsabilidade pelo meio ambiente. Aprenderam a observar o entorno, reaproveitar materiais, trabalhar em equipe e agir com propósito coletivo.
Started Ended
Number of participants
12
Service hours
144
Beneficiaries
100
Location
Brazil
Topics
Responsible consumption
Healthy Planet
Nature and Biodiversity
Initiatives
Environment and Sustainability

Share via

Share