Servir em Libras ''Um Movimento de Inclusão''

Olá, me chamo Brenda Marieta Ganguilhet, sou pioneira no Grupo Escoteiro Nhandé Rovái 115/SC onde faço parte do Clã Tcheramoy. Atualmente vivo na cidade de Florianópolis, Santa Catarina - Brasil.

O projeto idealizado por mim se chama Servir em Libras ''Um Movimento de Inclusão''.

O objetivo principal foi a inclusão dos surdos dentro e fora do Movimento Escoteiro. E isso ocorreu através da informação, com oficinas de aprendizagem da Língua Brasileira de Sinais (Libras), do nível zero ao básico. As oficinas aconteceram via vídeo conferencia, e contou com apostila, dicas de aprendizado, conteúdo sobre a história da comunidade surda e traduções de músicas em Libras, tudo elaborado por mim.
As oficinas aconteceram de forma totalmente gratuita, em resposta aos cursos básicos e intermediários de Libras que variam de 1.200 reais e 3.500 reais, fazendo assim uma inclusão social ao levar as oficinas de forma gratuitas a quem não teria condições financeiras de usufruir de um conhecimento pago.

E durante todo esse processo de planejamento e execução do projeto Servir em Libras, decidi ajudar uma associação que ofere apoio e ensino aos surdos e suas familias, que devido a pandemia de COVID-19 teve que parar com suas atividades. O desejo da associação era de retomar as atividades porém de forma virtual, mas a maoria dos alunos surdos não possuiam acesso a computadores e internet.

Diante dado exposto, iniciei a elaboração e confecção de camisetas, distintivos e máscaras inclusivas (com visor) utilizando as cores e logomarca do projeto. Todo o valor arrecadado foi doado para a Associação dos Surdos da Grande Florianópolis a fim de promover a acessibilidade em tempos de isolamento, criar novas oportunidades em ambitos educacionais e divulgar a fraternidade escoteira.

Sempre Alerta!

Started Ended
Number of participants
1
Service hours
1752
Location
Brazil
Topics
Youth Programme
Youth Engagement
Communications and Scouting Profile

Share via

Share