De tampinha em tampinha salvaremos o Planeta Terra
De tampinha em tampinha salvaremos o planeta Realizamos uma visita em um aterro sanitário da região e acompanhamos o ciclo dos resíduos destinados. Todos entenderam que se continuarmos destinando os resíduos desordenadamente e de forma incorreta, em breve não teremos onde armazenar o lixo, até que ele se decompor. Nossa unidade escoteira reuniu os jovens e perguntou como poderíamos ajudar a reduzir a quantidade de resíduos, sem que isso comprometesse os hábitos das famílias.
O projeto iniciou junto aos jovens do G.E Quilombo, 301 - Sumaré/SP. E foi dividido nas seguintes etapas: 1) Visita ao aterro sanitário para sensibilização e conhecimento do descarte de resíduos 2) Escolha das entidades para entrega das tampinhas 3) Lançamento da campanha junto aos jovens e familiares 4) Recolhimento das tampinhas 5) Entrega das tampinhas para as entidades selecionadas
Com a sensibilização da atividade que fizemos no Muteco, onde os jovens prepararam pratos utilizando cascas, bagaços de frutas e legumes, analisamos a situação, onde além de beneficiarmos a residência do jovem pudéssemos ajudar outras pessoas, demos início ao projeto de coleta de tampinhas. As tampinhas, além de não serem destinadas para aterro (com o tempo de decomposição aproximado de 450 anos) elas serão enviadas para duas entidades, beneficiando assim, aproximadamente 200 pessoas.
Nesse projeto aumentamos nosso aprendizado sobre a destinação correta dos resíduos, conscientizamos os adultos e os jovens que nós seres humanos podemos contribuir com a minimização do impacto ambiental, e promovemos a união de alguma forma, seja reciclando ou no senso comum de limpar o nosso planeta, trazendo aspectos benéficos para o meio ambiente, aplicando a prática dos 3Rs e reduzindo o efeito estufa. Juntos por um mundo melhor!