Atitude e Empatia (Attitude and Empathy)
A lobinha Cecília Pereira Nasinbene dsesenvolveu juntamente com seus colegas de sala, alunos do 2º Ano da Escola Viverde, em Bragança Paulista um projeto com duplo objetivo: recolher os lacres de latas da natureza e com estes, conseguir uma cadeira de rodas para os idosos de um asilo próximo.
Inspirada pelas Leis do Lobinho, a pequena conseguiu, com a ajuda dos colegas e dos irmãos escoteiros, lacres sufucientes para cumprir a empreitada.
O projeto foi implantado na escola Viverde em Bragança Paulista, se ramificacando para o 36º Grupo Escoteiro Pinhalzinho. Como uma ação integrada por todos, os lacres foram arrecadados tendo como base uma campanha nas reuniões em sede. Assim, a meta foi alcançada com grande facilidade, graças ao engajamento de toda a comunidade escoteira e escolar da lobinha Cecília.
O projeto teve impacto direto na qualidade de vida dos idosos que se viram beneficiados com a aquisição da cadeira de rodas. Pensando numa questão de mobilidade e acessibilidade, os idosos viram suas vidas serem modificadas, além de dar as crianças uma perspectiva diferente daquela que estão habituados. Em paralelo a esse impacto social, há também o impacto ambiental, com centenas de latas sendo retiradas do meio ambiente e recebendo destinação adequada.
Durante o processo de desenvolvimento, ficou claro que o projeto pode ser expandido para outras escolas e outros grupos escoteiros, algo que pode impactar de forma incisiva nas comunidades envolvidas. Isso permitira que outros idosos fossem beneficiados pela aquisição de novas cadeiras de rodas.