Abrace um idoso e acolha a vida
Existem várias demandas na comunidade onde o grupo escoteiro está inserido, e realizamos uma escuta ativa dos jovens, sobre a percepção deles relativas a essas necessidades, e a maioria apontou o abandono dos idosos, e o quanto o abrigo Irmã Tereza de Jesus, que acolhe essas pessoas, precisa de apoio e ajuda. Motivados pelo o intuito de ajudar essas pessoas e engajar a comunidade em um projeto, buscamos parceria com uma escola da região e iniciamos o planejamento detalhado dessa ação.
Planejamos tudo com muito cuidado; definimos datas, locais de coleta de doações, visitamos o abrigo previamente para conhecer as necessidades mais prementes, no caso fraldas e produtos de higiene, dividimos as tarefas entre nós e a comunidade, e iniciamos a primeira fase. Divulgamos pela comunidade com cartazes, nas redes sociais do grupo escoteiro, entre as famílias dos jovens, e perguntamos o que cada um poderia fazer. As doações chegaram na escola e também no grupo escoteiro.
Esse projeto mostrou que quando saímos das paredes do grupo para o mundo, fazemos uma grande diferença na vida da comunidade, que passa a nos respeitar mais como movimento e nos respalda. Os jovens aprenderam a quebrar a barreira da idade e da comodidade e entenderam que podem ser agentes da mudança, e ficaram mais engajados e realizados no quesito " ser amigo de todos" e fazer do mundo um lugar melhor.