Um Lar, Menos Lixo
O projeto "Um Lar, Menos Lixo" nasceu dentro da nossa casa, com o intuito de fazer um levantamento quantitativo de dados numéricos das ações que já desenvolvíamos no nosso cotidiano e ao relacionarmos que as nossas ações podem alinhar-se a um esforço global, ao transformar resíduos orgânicos em adubo e destinar os recicláveis para a coleta seletiva.
O projeto Meu lar, Menos lixo (03/08 a 13/09) encaminhou recicláveis para a Associação de Catadores e transformou 15,855 kg de resíduos orgânicos familiares em 17,217 kg de húmus, registrando todas as pesagens para a análise final dos dados e preservando 1,671 kg de minhocas para o próximo ciclo.
Com o projeto Meu lar, Menos lixo, aprendemos a transformar resíduos em recursos, convertendo sobras orgânicas em húmus fértil e direcionando recicláveis para a Associação de Catadores. O acompanhamento das pesagens e o engajamento da família nos mostraram, na prática, como a mudança de hábitos diários reduz significativamente o volume de lixo enviado aos aterros e fortalece a sustentabilidade comunitária.